avaliações

Trafelnos

Era uma vez dois trafelnos, Mirimi e Gissitar. Os dois trafelnos esporavam longe das perlongas. Num masto, porém um dos trafelnos, Mirimi felnou que ramalia rizar e aror uma perlonga. Gissitar regou muito. Ele rubia que Mirimi não rizaria mais de perlonga. Gissitar felnou, felnou, regou, mas nada.

Mirimi estava leruado: ramalia rizar e uma perlonga. No masto do fabeti, Mirimi rizou muito lento. No masto do fabeti proceu  Gissitar e os dois rizaram ateli. Gissitar não ramalia clenar Mirimi.

Questões

1-Quem eram os dois trafelnos?

2-Onde esporavam?

3-O que aconteceu num masto?

4-Quem felnou?

5-Mirimi estava leruado para que?

6-O que aconteceu no masto de fabeti?

Que tem isso a ver?

Que se isso fosse uma avaliação, eu certamente tiraria dez, embora eu não soubesse absolutamente o que um trafelno é. O ponto é que é o que é um trafelno é completamente irrelevante da maneira que as questões foram formuladas, assim como todas essas palavras estranhas.

Muitas, muitas provas são assim. A prova avalia simplesmente a capacidade de interpretação de texto e contextualização. Dependendo da forma como as questões são formuladas isso pode se tornar bastante difícil, mas não diminui o fato de que a prova não exige nenhum contexto além da interpretação. O popular enrolation resolve qualquer problema. Nós podemos dizer francamente que já nos demos bem em provas por sermos bons enroladores, além de ter um chute certeiro :).

Pelo outro lado, lembrando das provas da faculdade, uma grande parte é assim. Questões objetivas que podem ser testadas logicamente contra um texto dado, ou que tem sentenças que se revelam ilógicas por sí mesmas. Ou que apelam para a memorização de textos diretamente, diferenciando alternativas por meros detalhes. É muito chato ouvir “oh, você não precisa decorar as coisas do DSM, é bom tê-lo sempre ao lado para consultas” e na prova seguinte ter que lembrar que um dos (muitos) critérios para um transtorno infantil é a permanência  de um sintoma por 1 mês, ao invés de 3. Esse tipo de informação que é perdida dias depois, que está sujeita a novas revisões do DSM, que não passa de convenção, é tida como essencial no meu aprendizado?

About these ads

1 Comentário

Arquivado em Uncategorized

Uma resposta para “avaliações

  1. Tina

    primorosa comparação!!!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s